quinta-feira, 17 de abril de 2008

Papa diz que Sociedade dos EUA Pode Minar Fé Católica.

O papa Bento XVI elogiou a tolerância religiosa dos Estados Unidos hoje, mas alertou que a sociedade americana pode silenciosamente minar o catolicismo ao reduzir todas as fés ao menor denominador comum.

Falando aos bispos católicos do país, o Papa disse que a igreja americana não pode baixar a guarda contra o relativismo apenas porque a fé desempenha grande parte do papel na vida pública nos EUA - mais do que na secularizada Europa.

O forte caráter indivudualista na cultura americana leva alguns católicos a "escolher" doutrinas que gostam e a ignorar outras, disse o pontífice durante um longo discurso sobre os desafios para o catolicismo nos EUA.

"Não é suficiente contar com essa religiosidade tradicional e fazer as coisas como de costume, já que a sua fundação está sendo minada", alertou ele aos bispos reunidos na Igreja da Imaculada Conceição, em Washington.

O "tipo americano de secularismo", disse ele, "pode sutilmente reduzir a crença religiosa ao menor denominador comum". O discurso para nove cardeais e 350 bispos americanos foi a principal oportunidade dele de falar aos líderes da Igreja no país e revelou um nível profundo de preocupação com a superficialidade religiosa, às vezes chamada de "religião civil".
------
Fonte: Reuters
------
NOTA do BLOG: se a fé católica depender dos outros e não dos próprios católicos, essa igreja está perdida.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial